03 Abordagem Articular (Aprendizagem Humanística): Materiais Dentários (Laboratório de Pesquisa)
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
4ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Heitor Panzeri – E-mail – Currículo Lattes – informações Adicionais ◊ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
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PANZERI, H., PARDINI, L.C. Abordagem Articular (Aprendizagem Humanística): Materiais Dentários (Laboratório de Pesquisa). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 4 (Fascículo A): página 2, abril, 2014. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Articular necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição, Docente e Discente com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.
A Docência e o Monólogo não induz a Educação Participativa. Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere e assimila).
Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).
Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire (Centro Paulo Freire ) com destaque para “Carta de Paulo Freire aos professores“ [4]
Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).
Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.
◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplinas: Metodologia do Ensino Superior (1995-2000). Didática para o Ensino Superior (1996-2000). Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (1995-2000). Responsáveis: Profs. Drs. Lisete Diniz Ribas Casagrande e Luiz Carlos Pardini. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Luiz Carlos Pardini 05/05/2000 até presente data)
Recebido: 24/3/2014 – Parecerista: 25/3/2014 – Reformulado: 29/3/2014- Publicado: 10/4/2014 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia