17 Abordagem Articular: Diagnóstico Bucal (Aprendizagem Humanista)
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
6ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
◊ Suzie Aparecida de Lacerda – E-mail – Currículo Lattes – informações Adicionais
página 7
LACERDA, S. A. Abordagem Articular: Diagnóstico Bucal (Aprendizagem Humanista). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 6 (Fascículo A): página 2, abril, 2016. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Articular (Estomatologia): Acolhimento Humanístico necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição, Docente e Discente com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO – Especialidades) orienta as ações educacionais no Ensino Superior.
Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).
Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido.
Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado nas atividades de pesquisa [1,2.3]
Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).
Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.
◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP ) .Centro de Atendimento Especializado em Diagnóstico Oral (CAEDO – Responsável até até a presente data)
Recebido: 21/3/2015 – Parecerista: 1/4/2015 – Publicado: 7/4/2016 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia