03 Abordagem Articular: A Prática Docente (Área da Saúde) – Compartilhando Ações
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / (SIBi) / Site: Expediente (Sumários / Suplementos)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Atividade Educativa Online / Fascículo A
♦ Lisete Diniz Ribas Casagrande – E-mail – informações Adicionais ◊ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Informações adicionais
página 2
CASAGRANDE. L.D.R., PARDINI, L.C. Abordagem Articular: A Prática Docente (Área da Saúde) – Compartilhando Ações. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Serie A): página 3, janeiro, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Articular deve estimular a Prática Docente com ênfase na Área da Saúde. No Programa dde algo durante expressão oral ou escrita.produção urso de Compartilhando Ações.
Abordagem Articular necessita de ampla Articulação Educacional entre Instituição (Ministério da Educação – MEC), Docente e Discente e, paralelamente, com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.
Abordagem Articular Desde a publicação do trabalho de pesquisa de ROZENDO et al (1999) que identificou e caracterizou as práticas docentes em relação ao planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem, sendo o universo composto por 29 professores (área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária., aluno de Pós-Graduação da Disciplina de Didática) que voluntariamente responderam a um questionário composto por questõesemi-abertas.ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica [1,2,3,4].
Surge o questionamento: Será que até hoje (até a presente data) ainda o Ensino Superior (Área da Saúde) permanece a “Educação Bancária“? (Forum de Discussão: Sala de Aula)* Os recém-contratados para o ensino superior tem seu foco centrado quase que exclusivamente na sua área de atuação (Especialização, Atualização, Mestrado e Doutorado) ao iniciar a “Carreira Acadêmica”.
Neste século XXI, Abordagem Articular deve, constantemente, “(re)avaliar” as novas e atualizadas Prática Docente, principalmente, na Área da Saúde e “Compartilhando Ações” com a Comunidade Educacional para o Diálogo Pedagógico.
Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.
♦◊ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplinas: Metodologia do Ensino Superior (1995-2000). Didática para o Ensino Superior (1996-2000). Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (1995-2000). Responsáveis: Profs. Drs. Lisete Diniz Ribas Casagrande e Luiz Carlos Pardini. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Luiz Carlos Pardini 05/05/2000 até presente data)
Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia