Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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08 Abordagem Articular: Odontopediatria e Imagenologia (Compartilhando Conhecimento)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Atividade Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


Maria Cristina Borsatto E-mail Currículo Lattes informações Adicionais
Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais


página 8

BORSATTO. M.C., PARDINI. L.C. Abordagem Articular: Odontopediatria e Imagenologia (Compartilhando Conhecimento). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Fascículo A): página 8, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Abordagem Articular necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição, Docente e Discente com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.

A Docência e o Monólogo não induz a Educação Participativa. Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere e assimila).

Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).

Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire (Centro Paulo Freire ) com destaque para “Carta de Paulo Freire aos professores [4]

Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).

Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.


REFERÊNCIAS
1. PERUCHI, C.M.S.; SILVA, E.B.; BORSATTO, M.C.; PARDINI, L.C.; GOSUEN, L.C. Tratamento alternativo não cirúrgico de cisto dentígero em criança: relato de caso. Revista de Odontologia do Brasil Central, Goiânia, 29(10): 9-13, 2001.
2. PERUCHI, C.M.S.; ARAUJO, L.A.P.; BORSATTO, M.C.; PARDINI, L.C. ; SILVA, E.B.E. Análise radiográfica da incidência de fragmentos radiculares de dentes decíduos retidos em pacientes jovens: etiologia e conduta.. Revista de Odontologia do Brasil Central, Goiânia, 28(9): 51-54, 2000.
3. BORSATTO, M. C.; SANT’ANNA, Ana Teresa ; NIERO, H. ; SOARES, U. N. ; PARDINI, L. C. . Unerupted second primary mandibular molar positioned inferior to the second premolar: case report. Pediatric Dentistry, Estados Unidos, 21(3):205-208, 1999.
4. TORRES, C.P.; GOMES-SILVA, J. M.; OLIVEIRA, M. A. H.M.; PARDINI, L. C.; PALMA-DIBB, R. G.; BORSATTO, M.C. Physical properties of the dentin of deciduos and permanent teeth. In: 90th General Session and Exhibition AADR/CADR, 2012, Tampa. J Dent Res, 2012. v. 90. p. 91-91.
5. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Recebido: 30/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 8/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia