Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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15 Abordagem Articular: Agregar Conhecimento (Polo Educacional) – Multiplicidade de Ações

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Atividade Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


Silvana Maria Paulino – E-mailCurrículo Lattes
Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo Lattesinformações Adicionais


página 15

PAULINO, S.M., PARDINI, L.C. Abordagem Articular: Agregar Conhecimento (Polo Educacional) – Multiplicidade de Ações. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Fascículo A): página 15, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Abordagem Articular necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição, Docente e Discente com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.

A Docência e o Monólogo não induz a Educação Participativa. Gestão Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere e assimila).

Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).

Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado por Paulo Freire (Centro Paulo Freire ) com destaque para “Carta de Paulo Freire aos professores [4]

Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).

Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.


REFERÊNCIAS
1. PAULINO, S.M.; VINHA,D.; PANZERI,H. Próteses Parciais Removíveis – Análise de 105 peças em uso há mais de 05 anos. Revista da Sociedade Paulista de Ortodontia, n.01, p. 18-25, 2000.
2. SILVA, A.B.M.; SOUZA FILHO, C.B.; PAULINO, S.M. ; PARDINI, L.C. Importância do exame radiográfico no planejamento da Prótese Parcial Removível: avaliação de 105 pacientes. Universodonto, Internet, 1999.
3. PAULINO, S.M.; PARDINI, L.C. Utilização do exame radiográfico panorâmico em pacientes desdentados – Estudo de 150 pacientes. Revista da Sociedade Paulista de Ortodontia, n.02, p. 34-39, 1995.
4. PAULINO, S.M. Próteses Parciais Removíveis: uma análise in vivo” de 105 pacientes.,Ano de Obtenção: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral), 1995.[ Orienatdor: Heitor Panzeri]
5. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG) / Disciplinas: Metodologia do Ensino Superior (1995-2000). Didática para o Ensino Superior (1996-2000). Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (1995-2000). Responsáveis: Profs. Drs. Lisete Diniz Ribas Casagrande e Luiz Carlos Pardini. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (Responsável: Luiz Carlos Pardini 05/05/2000 até presente data)


Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia