17 Abordagem Articular: Diagnóstico (Atividades Extramuros) – Atendimento Especializado
♦ Maria da Glória Chiarello de Mattos – E-mail(USP) – Currículo Lattes – ♦ Luiz Carlos Pardini – E-mail(USP) – Currículo Lattes3ª Atividade Online (Janeiro 2013) – Abordagem Clínica: Vivência e Experiência Profissional / página 1
MATTOS, M.G.C.; PARDINI, L.C. Abordagem Compartilhada: Diagnóstico e Tratamento (Imagenologia e Geriatria). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, julho, 2013. ISSN 2448 1181
Abordagem Educacional, em Odontologia, qual a Expectativa Futura? A Era da Interativa (século XXI) gera expectativa da realidade midiática em Educação Superior e demonstra real necessidade de constante atualização (Multimeio Educacional) para acompanhar o avanço tecnológico, científico e profissional: Cirurgião-Dentista. Abordagem Educacional (Odontologia Interativa), no Curso de Graduação (FORP / PODAE) contribuí com ação, mudança e atuação educacional (Processo de Aprendizagem) com destaque para a Metodologia Construtiva Significativa com inovação de conteúdo programático (Educação Multidisciplinar) visa promover e empenhar na construção do conhecimento, desenvolvendo (Aprendizado de Qualidade), construindo e organizando o “conhecimento efetivo”. Abordagem Educacional transcende a realidade educacional centrado no Educador, mas reflete conduta em interatividade (Educacional Midiática) com procedimento que estimule o Educando (Gestão Educadora: Realidade Social) com Aprendizagem Significativa.
Odontologia Interativa reflete a expectativa futura e realidade (Conteúdo Programático): Odontologia Baseada em Evidência (OBE) com mecanismos interativos das novas tecnologias (Modelo de Gestão em Educação). Odontologia Interativa promove descoberta dos pressupostos educacionais (cognitivos, psicomotor, ético e reflexão crítica) enfatiza o desempenho colaborativo (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduz a Aprendizagem Significativa transcendendo contextos da Literatura Educacional associado a contextualizações (Projeto Projeto Político Pedagógico (PPP). Expectativa nos avanços tecnológicos e científicos promove e estimula o processo educacional, criando e implantando recursos pedagógicos interativos na produção de multimeios educacionais (Gestão de Qualidade): visando incentivar as participações nas atividades reflexivas.
REFERÊNCIAS
◊ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programa de Pós-Graduação (PgPG). Disciplinas: Metodologia do Ensino Superior (1995-2000). Didática para o Ensino Superior (1996-2000): Conteúdo Teórico (Fórum de Discussão: Sala de Aula). Responsáveis: Profs. Drs. Lisete Diniz Ribas Casagrande e Luiz Carlos Pardini.
◊ Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral (FORP / PgPG / USP). Disciplinas: Metodologia do Ensino Superior (1995-2000). Didática para o Ensino Superior (1996-2000): Conteúdo Teórico (Fórum de Discussão: Sala de Aula). Responsáveis: Profs. Drs. Lisete Diniz Ribas Casagrande e Luiz Carlos Pardini.
Recebido: 01/11/2010 – Reformulado: 05/11/2010 – Publicado: 05/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181