22 Abordagem Profissional: A Experiência Profissional (Radiologia e ATM)
♦ Takami Hirono Hotta – {E-mailUSP] – Currículo Lattes ♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattes2ª. Atividade Online (Janeiro 2011) – Abordagem Clínica: Vivência e Experiência Profissional / página 2
◊ HOTTA, T. H., PARDINI, L.C. Abordagem Profissional: A Experiência Profissional (Radiologia e ATM). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, janeiro, 2012, ISSN 2448-1181
Disfunção Temporomandibular (DTM) abrange variedade de problemas e alerações relacionados com a musculatura mastigatória, articulações temporomandibulares (ATMs) e demais estruturas associadas caracterizados por dores em articulações temporomandibulares, músculos mastigatórios, músculos do pescoço, limitações e desvios nos movimentos excursivos da mandíbula, ruídos articulares e relacionamento oclusal alterado.
Abordagem Profissional está diretamente associada com a Experiência Profissional (Cirurgião-Dentista) em Radiologia (Imagenologia) e Articulações Temporomandibulares (ATM).
Na Literatura Científica, atualmente, existem controvérsias quanto à Etiologia exclusiva da Disfunção Temporomandibular (DTM) havendo tendência em assumir que é multifatorial. A relação entre Oclusão e DTM é um assunto muito discutido nos trabalhos (Periódicos Científaicos) nos quais foram encontradas correlações entre maloclusão ou interferências e disfunção, e outros que não relataram os mesmos resultados (HOTTA et al., 2003). A Estratégia Motivadora transcendendo a Literatura Educacional está na descoberta do Educando associado com seu principal interesse e as realizações e inicia-se muito antes das contextualização das atividades educacionais (Curso, Especialização, Atualização) está intimamente ligado, incrustado e delimitado no projeto de vida (atuação profissional) almejado pelo do Educando.
REFERÊNCIAS
Recebido:3/01/2011 – Publicado: 02/01/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181