03 Abordagem Clínica (Cirurgião-Dentista): Endodontia (Diagnóstico Interdisciplinar)
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
2ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Eduardo Messias Soares Stival – WorldCat – Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 2
STIVAL,M.S., PARDINI, L.C. Abordagem Clínica (Cirurgião-Dentista): Endodontia (Diagnóstico Interdisciplinar). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Fascículo A): página 2, maio, 2012. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Clínica (Endodontia) com apoio do Diagnóstico Interdisciplina (Estomatologia: Semiologia, Radiologia e e Patologia Bucal) objetiva as ações em conjunto dos profissionais (Cirurgião-Dentista) visando o bem estar do paciente.
Neste século XX a Abordagem Clínica é amplamente enfatizada no Curso de Graduação com ação da atuação do Cirurgião-Dentista paras as competências e habilidades formando e embasando Perfil Profissional (futuro profissional da área da Saúde Bucal) com foco no atendimento de qualidade.
Curso de Graduação (Odontologia) é extremamente relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com saberes e práticas com foco na multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade nas atividades (Teóricas e/ou Praticas) da Estomatologia.
Estomatologia : Prevenir vs Tratar visa o debate ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia.o Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere e assimila).
Odontologia (Currículo e Didática) são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).
Neste século XXI no Abordagem Educacional é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” (Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”.
Recebido: 2/1/2012 – Parecerista: 2/1/2012 – Reformulado: 2/1/2012 – Publicado: 2/1/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia