Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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03 Abordagem Clínica (Cirurgião-Dentista): Endodontia (Diagnóstico Interdisciplinar)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
2ª Atividade Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual



Eduardo Messias Soares Stival – WorldCat
Luiz Carlos Pardini – E-mail Currículo LattesInformações adicionais


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STIVAL,M.S., PARDINI, L.C. Abordagem Clínica (Cirurgião-Dentista): Endodontia (Diagnóstico Interdisciplinar). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Fascículo A): página 2, maio, 2012. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Abordagem Clínica (Endodontia) com apoio do Diagnóstico Interdisciplina (Estomatologia: Semiologia, Radiologia e e Patologia Bucal) objetiva as ações em conjunto dos profissionais (Cirurgião-Dentista) visando o bem estar do paciente.

Neste século XX a Abordagem Clínica é amplamente enfatizada no Curso de Graduação com ação da atuação do Cirurgião-Dentista paras as competências e habilidades formando e embasando Perfil Profissional (futuro profissional da área da Saúde Bucal) com foco no atendimento de qualidade.

Curso de Graduação (Odontologia) é extremamente relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com saberes e práticas com foco na multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade nas atividades (Teóricas e/ou Praticas) da Estomatologia.

Estomatologia : Prevenir vs Tratar visa o debate ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia.o Educadora efetiva estimula ação educacional (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior com ações no diálogo virtual como se fosse um “cronista” , e o educando apenas passivamente observa e escuta mas não ouve (não digere e assimila).

Odontologia (Currículo e Didática) são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).

Neste século XXI no Abordagem Educacional é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” (Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”.


REFERÊNCIAS
1. STIVAL, E. M. S.; PARDINI, L. C.; STIVAL JÚNIOR, M. C.; ESPIRITO SANTO, P. R. P. Processos patológicos periapicais – opção de conduta clínica. Caderno da EAP / Jornal APCD RP, Ribeirão Preto/SP, p. 1, 01 out. 1999.
2. STIVAL, E. M. S. ; PARDINI, L. C. ; STIVAL JÚNIOR, M. C. Tratamento endodôntico em canino superior permanente com reabsorção radicular. Revista Paulista de Odontologia ,21(2): 33-35, mar.-abr. 1999.
3. STIVAL, E. M. S.; PARDINI, L. C.; STIVAL JÚNIOR, M. C. . Tratamento de reabsorção radicular externa em molar inferior permanente – relato de caso clínico. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas , 53 (2): 123-125, mar.-abr., 1999.
4. STIVAL, E. M. S. ; PARDINI, L. C. ; STIVAL JÚNIOR, M. C. Reimplante intencional como último recurso no tratamento dos insucessos endodônticos. Revista Paulista de Odontologia, 23(3):10-14, maio-jun, 2001.
5. STIVAL, E. M. S.; PARDINI, L. C. ; STIVAL JÚNIOR, M. C. ; STIVAL, R. S. Raquitismo hipofosfatêmico: diagnóstico interdisciplinar. Revista Paulista de Odontologia , 20(5): 4-6, set-out, 2003.


Recebido: 2/1/2012 – Parecerista: 2/1/2012 – Reformulado: 2/1/2012 – Publicado: 2/1/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia