05 Abordagem Clínica (Prótese Total): Higiene e Manutenção da Saúde Bucal
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
2ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Ana Lúcia Caetano Pereira – E-mail – Currículo Lattes – Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 5
PEREIRA, A.L.C.; PARDINI, L.C. Abordagem Clínica (Prótese Total): Higiene e Manutenção da Saúde Bucal. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Fascículo A): página 5, maio, 2012. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Clínica ação da atuação do Cirurgião-Dentista na competência do Perfil Profissional (Estomatologia) com foco no dilema moderno (Paradigma Educacional): Higiene Bucal (A Arte do Convencimento para Pacientes Portadores de Prótese Total).
Dentaduras completas devem ser compatíveis com o meio bucal restaurando suas funções , e cabe ao profissional transmitir ao paciente de forma adequada as orientações para manutenção da prótese e saúde bucal. Nos últimos anos avanços na área de prótese total, tem sido estudado. Porém, necessita-se de um portador saudável.
Pode se dizer que a saúde bucal da população brasileira é calamitosa. Dados epidemiológicos de saúde bucal trazem que 50% da população são edêntulos .
O tratamento por prótese total e dado como fácil e de curto prazo. Entretanto, o simples fato do paciente estar com a prótese confeccionada, restituindo as funções de estética, mastigatória e fonética não significa que o tratamento esteja finalizado, pois é de suma importância a orientação sobre higiene, manutenção ,o retorno periódico do paciente, para que o profissional examine as condições da cavidade oral, assim como, analise o estado de conservação da prótese total.
Este trabalho foi realizado com pacientes voluntários da região de Alfenas atendidos na Universidade de Alfenas e um protocolo de pesquisa onde foi possível analisar, o grau de manutenção e higiene das próteses totais .As relações de estética , fonética e função mastigatória das próteses atuais .O nível de saúde bucal a partir da presença ou não de alterações patológicas através de exame clinico e radiográfico. E as implicações do ensino de graduação na formação dos profissionais da área.
O cirurgião-dentista deve conscientizar-se de que a entrega da prótese total não é o fim do tratamento, há necessidade de um controle periódico. Necessita-se de uma conscientização do portador de prótese quanto a importância da manutenção e controle e sua saúde bucal. Quanto à confecção das próteses notou-se que muitas estavam em desacordo.Os pacientes apresentaram, lesões, principalmente de candidíase. Se faz necessário, uma maior conscientização para o ensino desta disciplina.
Pesquisas demonstraram a relevância e a importância de compartilhar as informações e os conhecimento técnicos e científicos com ênfase na Orientação do Paciente Desdentado Total da real necessidade de Higiene e Manutenção da Saúde Bucal
Neste século XXI no Abordagem Educacional é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) contribuindo para a divulgação dos conteúdos científicos [1,2,3,4].
Recebido: 2/1/2012 – Parecerista: 2/1/2012 – Reformulado: 2/1/2012 – Publicado: 2/1/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia