Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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07 Abordagem Articular: Estomatologia (Desafio Educacional)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo  de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
3ª Atividade Educativa Online  
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


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página 2

LACERDA, S. A. Abordagem Articular: Estomatologia (Desafio Educacional). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 3 (Fascículo A): página 2, abril, 2013. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Abordagem Articular (Estomatologia): Acolhimento Humanístico  necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição, Docente e Discente com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.

O Conselho Federal de Odontologia (CFOEspecialidades) orienta as ações educacionais no Ensino Superior.

Currículo e Didática são partes de ação contínua explicitada na Matriz Curricular como no “Currículo Oculto” (Procedimento do Professor: Comportamento Profissional – Docente Participativo – Referencial Educacional).

Abordagem Articular: Monólogo. Docente centro das atenções “Senhor Pleno do Saber”. A “Salivação” (Monólogo – somente o Professor Atua – Professor Falante) é o instrumento pedagógico:. “Eu sei. Eu apresento a matéria (Tema da Aula): Mastigado e Digerido.

Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento (“maneira de ser“) do Educador fato amplamente consolidado nas atividades de pesquisa [1,2.3]

Abordagem Articular é fundamental para a atuação da Docência (Participação Compartilhada – Educador / Educando) evitando a centralizar as ações pedagógicas no Professor (Docente) com ênfase no “Monólogo” ( Professor – Centro e Fulcro): “Senhor da Verdade”. No Curso de Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação) é relevante na Matriz Curricular (Currículo) a interação com “Didática”, ampliando os conhecimentos no Ensino e Aprendizado do aluno (futuro profissional da educação em Odontologia).

Abordagem Articular: A Docência e o Monólogo (Currículo e Didática) é fundamental na Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas.


REFERÊNCIAS
1. BALABANIAN, C.A, COUTINHO-NETTO, J., LAMANO-CARVALHO ,T.L., LACERDA, S.A,   BRENTEGANI, L.G.  Biocompatibility of natural latex implanted into dental alveolus of rats. J Oral Sci. 48(1):201-205, 2006.
2. LACERDA, S.A., MATUOKA,R.I., MACEDO, R.M., PETENUSCI, S.O., CAMPOS A. A., BRENTEGANI, L.G. Bone quaility associated with daily intake of coffee: a biochemical, radiographhistometrcic and study. Braz. Dent. J., 21(3):199-204, 2010. [ PDF ]
3. PRATA C.A, LACERDA, S.A, BRENTEGANI, L.G. Autogenous bone graft associated with enamel matrix proteins in bone repair. Impl Dent 16(1):1-4, 2007.


 Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP ) .Centro de Atendimento Especializado em Diagnóstico Oral (CAEDO – Responsável até até a presente data)


Recebido: 21/3/2013 – Parecerista: 1/4/2013 – Reformulado: 2/4/2013 – Publicado: 2/4/2013 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia