18 Abordagem Compartilhada: Estomatologia
♦ Amadeu Rodrigues da Silva Júnior – E-mail – Currículo Lattes3ª Atividade Online (Janeiro 2013) – Abordagem Clínica: Vivência e Experiência Profissional / página 3
SILVA JR, A.R. Abordagem Compartilhada: Estomatologia – Foco Saúde Bucal. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 3 (Série A): página 3, janeiro, 2013. ISSN 2448-1181
Abordagem Educacional (Atividade Profissional – Cirurgião-Dentista) é orientada pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Federal de Odontologia (CFO). Abordagem Educacional (Odontologia), contribui na formação acadêmica estabelecido pelo Projeto Político Pedagógico [1, 2]. Abordagem Educacional objetiva exercício profissional (BRASIL, LEI nº 5.081 e LEI nº 6.215) do Educando (futuro profissional) com conhecimentos atualizados [3, 4] e inovadores (PODAE) nos processos educacionais estimulando: habilidade, competência, atitude comportamental e ética.
Abordagem Educacional (Odontologia) contempla e estabelece as ações educadoras (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – BRASIL, LEI nº 10.861, 2004) avaliando Instituição Superior (IS), Cursos e Eixos Educacionais (Ensino, Pesquisa, Extensão, Responsabilidade Social, Desempenho do Aluno, Gestão da Instituição e Corpo Docente).
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE – BRASIL, Portaria Normativa nº40 12/12/2007, Art. 33-D), até a presente data, avalia desempenho (conteúdo programático previsto na Diretriz Curricular, do respectivo Curso de Graduação (Odontologia), as habilidades e competências na formação estudantil (Formação Profissional – Cirurgião-Dentista). Utiliza-se as informações coletas (Órgãos Governamentais), e propõe política pública quanto à Realidade Educacional (Instituição Superior e Cursos – “Avaliação do Curso” – BRASIL, 1996, 2002). O Educando deve atuar em Grupos de Pesquisa/USP (CNpQ) e Centros de Pesquisas (LACIRO) como fator desencadeante com orientações dos conhecimentos estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10. Para fortalecer as ações educacionais (Ensino e o Aprendizado). O Educador deve estar ciente de conduzir com sensibilidade evidenciado pela “Arte de Ensinar“, para a melhoria da qualidade da Saúde Bucal. O Cirurgião – Dentista para complementar a sua formação deve participar de Programa de Pós-Graduação, que auxilie a desenvolver os conhecimentos (Gestão Educacional).
REFERÊNCIAS