Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

07 Abordagem Educacional: Diagnóstico Diferencial e Tratamento Transversal

Maria da Glória Chiarello de Mattos E-mail(USP)Currículo Lattes – Informações Adicionais
Luiz Carlos Pardini E-mail(USP)Currículo Lattes Informações Adicionais


página 1

MATTOS, M.G.C.; PARDINI, L.C. Abordagem Educacional: Diagnóstico Diferencial e Tratamento Transversal. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, julho, 2012. ISSN 2448 1181


Abordagem Educacional, em Odontologia, qual a Expectativa Futura? A Era da Interativa (século XXI) gera expectativa da realidade midiática em Educação Superior e demonstra real necessidade de constante atualização (Multimeio Educacional) para acompanhar o avanço tecnológico, científico e profissional: Cirurgião-Dentista. Abordagem Educacional (Odontologia Interativa), no Curso de Graduação (FORP / PODAE) contribuí com ação, mudança e atuação educacional (Processo de Aprendizagem) com destaque para a Metodologia Construtiva Significativa com inovação de conteúdo programático (Educação Multidisciplinar) visa promover e empenhar na construção do conhecimento, desenvolvendo (Aprendizado de Qualidade), construindo e organizando o “conhecimento efetivo”. Abordagem Educacional transcende a realidade educacional centrado no Educador, mas reflete conduta em interatividade (Educacional Midiática) com procedimento que estimule o Educando (Gestão Educadora: Realidade Social) com Aprendizagem Significativa.

Odontologia Interativa reflete a expectativa futura e realidade (Conteúdo Programático): Odontologia Baseada em Evidência (OBE) com mecanismos interativos das novas tecnologias (Modelo de Gestão em Educação). Odontologia Interativa promove descoberta dos pressupostos educacionais (cognitivos, psicomotor, ético e reflexão crítica) enfatiza o desempenho colaborativo (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduz a Aprendizagem Significativa transcendendo contextos da Literatura Educacional associado a contextualizações (Projeto Projeto Político Pedagógico (PPP). Expectativa nos avanços tecnológicos e científicos promove e estimula o processo educacional, criando e implantando recursos pedagógicos interativos na produção de multimeios educacionais (Gestão de Qualidade): visando incentivar as participações nas atividades reflexivas.


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]