Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

19 Atividade Educativa Online: Patologia Bucal (Aprendizagem Humanista)

ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educaçãos (PODAE): FORP / USP
6ª Atividade Educativa Online
SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual


Luiz Guilerme Brentegani E-mail Currículo Lattes – Informações adicionais
Luiz Carlos Pardini E-mail Currículo LattesInformações adicionais


página 2

BRENTEGANI, L.G. PARDINI, L.C. Atividade Educativa Online: Patologia Bucal (Aprendizagem Humanista). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 6 (Fascículo A): página 2, abril, 2016. Suplemento. ISSN 2448-1181.


Atividade Educativa Online (Patologia Bucal) com foco na Aprendizagem Humanista) aliada a Prática Docente (Área da Saúde) ampliando e Compartilhando Ações necessita da ampla Articulação Educacional entre Instituição (Ministério da Educação – MEC), Docente e Discente e, paralelamente, com apoio de Avaliação Diagnóstica da Proposta Político Pedagógica.

Desde a publicação do trabalho de pesquisa de ROZENDO, et al (1999) que identificou e caracterizou as práticas docentes em relação ao planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem, sendo o universo composto por 29 professores (área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária., aluno de Pós-Graduação da Disciplina de Didática) que voluntariamente responderam a um questionário composto por questões semi-abertas.

ROZENDO et al (1999) constataram a prática de “Educação Bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas e atuação pedagógica [1,2,3,4].

Surge o questionamento: Será que até hoje (até a presente data) ainda o Ensino Superior (Área da Saúde) permanece a “Educação Bancária“? (Fórum de Discussão: Sala de Aula)*

Os recém-contratados para o ensino superior tem seu foco centrado quase que exclusivamente na sua área de atuação (Especialização, Atualização, Mestrado e Doutorado) ao iniciar a “Carreira Acadêmica”.

Neste século XXI, Abordagem Articular deve, constantemente, “(re)avaliar” as novas e atualizadas Prática Docente, principalmente, na Área da Saúde e “Compartilhando Ações” com a Comunidade Educacional para o Diálogo Pedagógico.


REFERÊNCIAS
1. BALABANIAN, C.A, COUTINHO-NETTO, J., LAMANO-CARVALHO ,T.L., LACERDA, S.A, BRENTEGANI, L.G. Biocompatibility of natural latex implanted into dental alveolus of rats. J Oral Sci. 48(1):201-205, 2006.
2. LACERDA, S.A., MATUOKA,R.I., MACEDO, R.M., PETENUSCI, S.O., CAMPOS A. A., BRENTEGANI, L.G. Bone quaility associated with daily intake of coffee: a biochemical, radiographhistometrcic and study. Braz. Dent. J., 21(3):199-204, 2010. [ PDF ]
3. PRATA C.A, LACERDA, S.A, BRETENGANI L.G. Autogenous bone graft associated with enamel matrix proteins in bone repair. Impl Dent 16(1):1-4, 2007.


Recebido: 2/1/2016 – Parecerista: 2/1/2016 – Reformulado: 3/1/2016 – Publicado: 4/1/2016 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia