Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Saúde Bucal: Higiene Bucal Corretamente

Amadeu Rodrigues da Silva Júnior E-mail Currículo LattesIndicador de ProduçãoWorldCat


página 1

SILVA JR, A.R. Higiene Bucal: A Atividade de Conscientização. Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 1 (Série A): página 1, fevereiro, 2012. [PDF] – ISSN


Higiene Bucal é fundamental a realização correta e está associada com a orientação do Cirurgião – Dentista contribui com melhora das condições bucais. Estas informações foram elaboradas pelo  Sistema Único de Saúde (SUS – Ministério da Saúde) que possui o Programa Brasil Sorridente, criado para cuidar da saúde bucal da população brasileira e distribui  “Manual de Informações“.

As orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Federal de Odontologia (CFO)  em conformidade com a legislação brasileira (BRASIL, LEI nº 4.324 , LEI nº 5.081LEI nº 6.215, de 30 de junho de 1975)

Atividade Profissional (Cirurgião – Dentista), no Curso de Graduação (Área da Saúde: Odontologia) contribui com as contextualizações e as implantações do Projeto Pedagógico (Projeto Político Pedagógico – PPP). As Atividades (Teóricas e Práticas) do Curso de Graduação em Odontologia (Área da Saúde) objetivam preparar para o exercício profissional do Educando (futuro profissional) com os conhecimentos técnicos e científicos atualizados em Saúde Bucal associados com os processos educacionais que estimulem a habilidades, a competências e a atitude comportamental e ética.

O Curso de Graduação em Odontologia deve contemplar e estabelecer as ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) que avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos Educando e os Eixos Educacionais: Ensino, Pesquisa e Extensão, Responsabilidade Social, Desempenho do Aluno, Gestão da Instituição, Corpo Docente.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE – Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D) objetiva avaliar o desempenho acadêmico (conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo Curso de Graduação, e as habilidades e competências em sua formação estudantil (formação profissional). Cumpre salientar que as informações coletas são utilizadas para orientar a a Institucional Superior pelos órgãos governamentais para propor as políticas públicas quanto à realidade dos cursos e das instituições contribuindo para a “avaliação do curso” (BRASIL, 1996, 2002).

Para a complementa a formação do Cirurgião – Dentista (aluno de Graduação) deve desenvolver conhecimentos (Gestão Educacional) em Laboratórios com apoio dos Grupos de Pesquisa e dos Centros de Pesquisas tendo como fator desencadeante o Ensino e Aprendizado com orientações dos conhecimentos estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10.

Para viabilizar as ações educacionais e fortalecer o ensino e o aprendizado o educador deve estar ciente de conduzir as propostas pedagógicas com a sensibilidade evidenciado pela “Arte de Ensinar” para a produção da melhoria da qualidade da Saúde Bucal.


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394].
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]